Síndrome de BURNOUT

O QUE É: SÍNDROME DE BURNOUT ?

Professores, profissionais da área da segurança, médicos, enfermeiros, dentistas, motoristas, pessoas que lidam com o público que tem em comum subremuneração, excesso de carga horária de trabalho sobrecarga de trabalho e funções, sobrecarga de responsabilidades, exposição à violência.

Todos apresentam em comum um quadro bastante típico de transtorno psiquiátrico que envolve diversos sintomas tais como depressão, transtorno do sono, dores musculares, deficiência imunológica, tendência ao suicídio.

Mas lembre-se, um país que paga mal: professores profissionais da saúde e da segurança, só tem possibilidade imediata de melhorar este tripé da sociedade se priorizar a qualidade de vida destes profissionais.

Contexto: A síndrome de burnout é conseqüente a prolongados níveis de estresse no trabalho e compreende exaustão emocional, distanciamento das relações pessoais e diminuição do sentimento de realização pessoal.

Objetivo: O objetivo deste artigo foi realizar uma revisão bibliográfica a respeito da síndrome no Brasil e em outros países, considerando sua prevalência, possíveis fatores de risco para seu desenvolvimento, sua associação com outros transtornos psiquiátricos e consequências para o indivíduo e a organização em que trabalha.

Leia e saiba mais: http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol34/n5/223.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s